quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lúpus x Tireoide

Oi gente!

Resolvi fazer este post porque tenho visto que lúpus e a doença mais falada no momento, porque esta sendo divulgada na novela Amor a Vida, a atriz Clara Castanho esta interpretando a personagem com lúpus.
E também tenho visto, que em redes sociais, muita gente tem comentado, que quem teve cancer de tireoide pode ter lúpus. NAO, necessariamente.
Acontece, que as duas doenças sao doenças auto-imune.
A pessoa que teve C.A. De Tireoide nao tem o " privilegio" de ter lupus e vice-versa. Ela pode ter, mas uma doença nao e por causa da outra, entende?
Desculpe-me se to pegando pesado, mas e que as pessoas falam muita coisa na internet e tem outros que acreditam.
Vão procurar um especialista para tirar as duvidas!!!! Nao fiquem acreditando no que falam em redes sociais.

Achei este site que gostei bastante da explicação.
Vejam:


Na grande maioria dos casos, as doenças da tireóide se desenvolvem em um processo lento e silencioso, porque os sinais e os sintomas são frequentemente desconhecidos pelo paciente; assim , são facilmente confundidas com outras patologias como, por exemplo, hiperlipidemia, iregularidades menstruais, menopausa ou depressão.
Este fato requer uma cuidadosa avaliação médica, para o diagnóstico adequado da doenças da tireóide. As doenças da tireóide são consideradas de origem auto-imune, devidse manifestam no organismo do paciente.

O que são doenças auto-imunes?

Normalmente o sistema imunológico ataca e destrói microorganismos que invadem o organismo (por exemplo bactérias). Nas doenças auto-imunes, o sistema imunológico do paciente “ataca” seu próprio organismo, produzindo os chamados auto-anticorpos. Existem dois tipos de auto-imunidade:
1)orgão específico: paciente produz anticorpos que atacam um orgão ou tecido específico, incluindo Doença de Hashimoto (hipotireoidismo), Doença de Graves (hipertireoidismo), Doença de Addison (glândula adrenal) e Diabetes insulino-dependente (pâncreas);
1. orgão não-específico: paciente produz anticorpos que são distribuidos pelo corpo, como por exemplo Artrite Reumatóide e Lupus Eritematoso.

As doenças auto-imunes da tireóide ocorrem quando o sistema imune produz anticorpos (auto-anticorpos) contra as proteínas da glândula tireóide (auto-antígenos), causando dano para a glândula tireóide, podendo alterar seu funcionamento. A doença auto-imune da tireóide é a condição mais comum da auto-imunidade, pois aproximadamente 2% da mulheres e 0,2 % dos homens são afetados por este estado clínico. Existem três principais auto-antígenos da tireóide: a Tireóide Peroxidade (TPO), a Tireoglobulina (Tg) e o receptor TSH (TR).

A TPO é uma proteina de ligação de membrana da tireóide e participa da síntese dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Anteriormente, os auto-anticorpos para TPO (anti-Tg) eram chamados de auto-anticorpos anti-microssomal (AMA). Algumas indicações clínicas para a utilização do teste anti TPO: indicativo de fator de risco para doenças auto-imunes da tireóide, tireoidite pós-parto, aborto e falha na fertilização in vitro, e no diagnóstico de doenças auto-imunes da tireóide.
A tireoidite pós parto é considerada uma síndrome temporária ou uma disfunção permanente da glândula tireóide, ocorrendo no primeiro ano após o nascimento do bebê, que pode causar hipertireoidismo, hipotireoidismo ou ambos, e está associada a presença de anti-TPO. A Associação Americana de Endocrinologistas recomenda o acompanhamento médico, nos casos de gestantes com altas dosagens de anti-TPO e níveis normais de TSH, por causa da alta probabilidade de elas desenvolverem hipertireoidismo clínico ou sub-clínico.

A Tireoglobulina também participa da síntese e liberação dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Os anticorpos anti-Tg são detectados em 30-6-% dos indivíduos com carcinoma de tireóide e têm grande utilidade no acompamento desses pacientes.

Texto retirado do Informativo do Abbott Divisão Diagnósticos
Ano I – número 5 – dezembro de 2005/jane

Nenhum comentário:

Postar um comentário